• Carregando...

Pela primeira vez em seis anos de trabalho técnico-jornalístico, a Expedição Safra Gazeta do Povo terá lançamento oficial em Brasília, hoje pela manhã. Na solenidade – que reúne autoridades do governo federal, do governo do Paraná e lideranças do agronegócio –, será apresentada a primeira projeção para a produção nacional de grãos no ciclo 2011/12. A estimativa é de que o Brasil alcance 165 milhões de toneladas: incluindo 61 milhões de milho (verão e inverno) e 74,7 milhões de soja, culturas que devem representar 82% da colheita brasileira.

Os números levam em conta o andamento do plantio, o investimento tecnológico e as condições climáticas, que neste ciclo são influenciadas pelo fenômeno La Niña. Caso ocorram chuvas bem distribuídas, a avaliação técnica da Expedição é de que a colheita pode chegar a 170 milhões de toneladas, com 64 milhões (t) de milho e 76 milhões (t) de soja. As equipes do projeto continuam em campo para verificar variações no setor.

Técnicos e jornalistas estão na estrada há seis semanas. A Expedição começou com uma sondagem sobre a colheita norte-americana em outubro. Nos Estados Unidos, foram levantadas informações para ajudar os produtores brasileiros a planejarem o plantio de verão. No Brasil, a pesquisa já passou por sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Ainda na fase de plantio, técnicos e jornalistas seguem para o MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Minas Gerais.

A estimativa da Expedição Safra se diferencia do levantamento divulgado ontem pela Com­­panhia Nacional de Abas­­teci­­men­­to (Conab), que prevê redução na colheita e projetou a produção entre 157,2 milhões e 160,5 milhões de toneladas (veja nesta página). Trata-se do segundo de um total de 12 relatórios da estatal, que serão atualizados até setembro de 2012. Na última temporada, com clima favorável à produção rural, os números oficiais oscilaram de 147,94 milhões a 162,96 milhões de toneladas.

Na manhã de ontem, a Expedição Safra foi pauta na Co­­mis­­são de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvi­­mento Rural da Câmara dos Deputados. O deputado paranaense Abelardo Lupion (DEM), destacou a relevância do trabalho, pela sua capilaridade e dimensão, como insumo à formulação de políticas públicas voltadas ao setor.

O evento de lançamento do projeto (no Brasília Palace Hotel, a partir das 8 horas) é aberto ao público. Confirmaram presenças deputados, ministros, senadores e representantes de todos os elos da cadeia produtiva, de produtores a lideranças do segmento de diversos estados brasileiros.

A Expedição Safra 2011/12 continua até a colheita. A partir de fevereiro de 2012, o projeto voltará a percorrer 12 estados brasileiros e acompanhará o encerramento da temporada também na Argentina e no Paraguai. Está prevista ainda, uma viagem à China, para discutir questões como demanda, logística e relações comerciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]