| Foto:
Conversa afiada: equipe da Expedição Safra conversa com representantes da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), para ter obter diagnóstico da produção no estado. Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Investimento: produtores que aproveitaram bons preços dos grãos e modernizaram o parque de máquinas conseguiram acelerar o ritmo do plantio no Mato Grosso. Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Ensacado: silos bag foram a solução adotada por produtores do Mato Grosso para evitar que milho de inverno ficasse a céu aberto.
Nesta semana a Expedição Safra acompanha plantio no Mato Grosso do Sul e nos estados do Sul do Brasil. Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Plantadeiras operam a todo vapor no Centro-Oeste do país para agilizar plantio da safra 2013/14. Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Milho que vira combustível: Expedição conferiu de perto funcionamento de usinas que produzem etanol a partir do milho em Mato Grosso. Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Placas tentam evitar que viajantes se percam no acesso às fazendas. Algumas propriedades ficam a mais de 60 quilômetros do asfalto. Hugo Harada / Gazeta do Povo
Vilão: em lavouras do Paraná o capim amargoso adquiriu resistência a herbicidas e pode reduzir produtividade da soja e do milho. Josué Teixeira / Gazeta do Povo.
Outra planta daninha resistente aos herbicidas é a buva. Em alguns casos produtores estão passando grade no solo para eliminar praga. Josué Teixeira / Gazeta do Povo.
Em São Paulo, trio de irmãos optou por reduzir espaço dedicado a cana e reforçou apostas na soja. Josué Teixeira / Gazeta do Povo.
No Paraná cultivo do milho vem perdendo espaço para a soja no verão, devido aos preços mais baixos do cereal. Josué Teixeira / Gazeta do Povo.
Na região de Campo Mourão (Centro), plantadeiras correm atrás do prejuízo para fazer a semeadura. Josué Teixeira / Gazeta do Povo.
Produtores reforçam monitoramento para evitar que lagarta Helicoverpa prejudique o desempenho das lavouras. Josué Teixeira / Gazeta do Povo.
Fluxo intenso na BR-163, principal via de escoamento da safra em Mato Grosso, dá indício de que logística continuará sendo desafio na safra 2013/14. Hugo Harada / Gazeta do Povo