• Carregando...

As exportações de soja do Brasil atingiram 1,05 milhão de toneladas na primeira semana de março, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Considerando apenas esse período, o país já exportou mais do que em todo o mês de fevereiro. Dois fatores influenciaram a baixa movimentação no mês passado: o escoamento estava em seu início e os estoques nos portos estavam reduzidos por conta dos protestos de caminhoneiros.

Entretanto, as exportações diárias no início de março ainda estão abaixo da média dos embarques em igual período de 2014, quando somaram 327,9 mil toneladas. Neste início de mês, a média de embarques diários tem sido de 210 mil toneladas. Em março do ano passado, a exportação somou 6,22 milhões de toneladas.

À medida que a colheita nos estados avança e a oleaginosa chegue aos portos, as exportações brasileiras deverão crescer nos próximos meses. Já dentro deste cenário, a fila de navios esperando para carregar o grão nos portos brasileiros cresceu 61% em uma semana. O número de navios ancorados nas proximidades de portos brasileiros saltou para 82, contra 51 há uma semana, segundo dados da agência marítima Williams.

As previsões iniciais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam que o Brasil deve exportar cerca de 46 milhões de toneladas na temporada 2014/15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]