• Carregando...
Preços impedem investimento em mecanização das lavouras | Bruno Covello/gazeta Do Povo
Preços impedem investimento em mecanização das lavouras| Foto: Bruno Covello/gazeta Do Povo

A cafeicultura recebeu fôlego extra para pagamento das dívidas. O ministro da Agricultura, Antonio Andrade, anunciou na última sexta-feira (22) que vai permitir a renegociação das operações de crédito rural vinculadas a lavouras de café arábica realizadas entre julho deste ano e junho de 2014, mesmo sem aprovação oficial do Conselho Monetário Nacional (CMN). A ação tenta amenizar o impacto da crise enfrentada pelo setor, devido aos baixos preços de venda. No Paraná, onde o cenário foi agravado pelas geadas de julho e agosto, as cotações caíram ao menor nível desde novembro de 2009, pressionadas por uma sequencia de safras recordes nos três maiores países produtores - Brasil, Colômbia e Vietnã.

Para contratos de custeio e comercialização será preciso quitar apenas 20% do total da dívida. Os 80% restantes poderão ser pagos em até cinco anos. No caso das operações de investimento será possível dilatar em até um ano o prazo de vencimento do contrato. O governo não destaca novas intervenções para estimular o mercado.

De acordo com o cafeicultor e presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (Accenpp), Luiz Fernando de Andrade Leite, “a cafeicultura está trabalhando abaixo do custo de produção e os produtores estão em dificuldade financeira. O cenário é muito ruim”, detalha.

Conforme a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná a saca de 60 quilos do produto beneficiado fechou o mês de outubro valendo R$ 222,82 – 35% menos do que há um ano (R$ 343,16). A desvalorização e a quebra climática ocorrida neste ano têm desestimulado os agricultores, indica Paulo Franzini, secretário-executivo da técnico da Seab. “Tudo indica que o percentual de erradicação dos cafezais é superior a 20%. Os produtores tendem a abandonar o café e partir para a soja.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]