Insegurança trazida por conflitos civis impede que a agricultura ocorra normalmente e ameaça a segurança alimentar.| Foto: DIRCEU PORTUGAL/GAZETA DO POVO

O número de pessoas que necessitam de ajuda alimentar cresceu em 2016 por causa de conflitos na África e no Oriente Médio, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), divulgado nesta quinta-feira.

CARREGANDO :)

Entre os 39 países que necessitam de assistência externa para satisfazer suas necessidades, 21 citaram os conflitos civis e as suas consequências, incluindo movimentos de refugiados, entre as principais causas da crise alimentar enfrentada por eles, de acordo com o documento.

Veja também
  • Multinacional aposta em inteligência artificial para revolucionar a agricultura
  • Suinocultura brasileira atropela a crise e exportações crescem 34%
  • Brasil poderia até exportar trigo, mas continua importando metade do que consome
Publicidade

A Síria é um dos países mais atingidos: 9,4 milhões de pessoas necessitam de assistência alimentar por causa do conflito. A produção de trigo deverá ser 55% menor este ano que antes da crise.

No Iêmen, o conflito “fez aumentar o número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar, atingindo 14,2 milhões de pessoas em junho”, indicou a FAO, sem fornecer números exatos.

O mesmo acontece no Iraque e no Afeganistão.

Na África, a Nigéria, com mais de 8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, é um dos países em situação mais crítica. Longe de melhorar, o problema deve piorar: espera-se que em agosto de 2017, 11 milhões de pessoas estejam nesta situação.

Os conflitos no norte “reduziram o plantio, enquanto a acentuada depreciação da naira fez subir os preços dos alimentos e afetou o comércio regional”, informa o relatório.

Publicidade

Em paralelo, as perspectivas agrícolas mundiais melhoraram “devido às condições em geral favoráveis para os cultivos”, apesar da ameaça dos problemas entre as duas colheitas em um futuro próximo, prevê a FAO.

“As previsões agrícolas anunciam colheitas abundantes de cereais, mas a fome provavelmente vai aumentar em algumas regiões durante as temporadas de escassez de víveres, antes que os novos cultivos estejam maduros”, indica o organismo da ONU.

No sul da África, onde os efeitos do El Niño contribuíram para reduzir a produção agrícola em 2016, “espera-se que o número de pessoas que necessitam de assistência externa de janeiro a março de 2017 aumente significativamente em comparação com o mesmo período do ano passado”, observa a FAO.

As taxas de atraso no crescimento infantil são “significativamente elevadas” em áreas problemáticas, como Madagascar, Malawi e Moçambique, de acordo com o relatório.