• Carregando...
Pioneiros do plantio direto foram homenageados na abertura da feira, em Cascavel. | Jonathan Campos
Pioneiros do plantio direto foram homenageados na abertura da feira, em Cascavel.| Foto: Jonathan Campos

Uma homenagem aos três pioneiros do Plantio Direto na Palha (PDP) marcou a abertura da 27ª edição do Show Rural Copavel, nesta segunda-feira (02), em Cascavel, Oeste do estado. Os produtores paranaenses Herbert Bartz, Manoel Henrique “Nonô” Pereira e Franke Dijkstra, presentes na solenidade, transformaram a agricultura brasileira com a implantação do sistema na década de 1970. Na ocasião também aconteceu o lançamento do livro “Plantio Direto: A tecnologia que revolucionou a agricultura brasileira”.

Durante o discurso de agradecimento, Nonô, que representou o trio, destacou como principal mérito dos pioneiros a divulgação da técnica, que possibilitou que ela fosse aprimorada ao longo últimas décadas. “Hoje o plantio direto é de domínio público e ocupa mais de 90% das lavouras brasileiras. Jamais teríamos a safrinha se não fosse pelo desenvolvimento desta tecnologia simples, mas que, adaptada à nossa realidade, nos permite produzir para todo o mundo”.

“Na década de 70, o Paraná estava sendo consumido pela erosão do solo. Estes três agricultores foram buscar alternativas e mudaram radicalmente a nossa agricultura, com um pioneirismo que permitiu chegarmos à qualidade que temos hoje”, complementou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no entanto, fez uma ressalva. Segundo o executivo, o sistema não está sendo realizado da forma correta em algumas regiões do Paraná, o que pode comprometer a produtividade nos próximos anos. "Precisamos replicar os conceitos do plantio direto de forma mais adequada. É preciso não só manter a produtividade, como também repor a fertilidade do solo. Para tanto, é preciso conservar os ensinamentos que estes pioneiros deixaram”, destacou.

O livro foi viabilizado em parceira com a Itaipu, por meio da Editora Parque Itaipu, da Fundação Parque Tecnológicas Itaipu (FPTI), com coordenação editorial de Paulino Motter e de Herlon Goelzer de Almeida. A edição e o texto são de Dimitri Valle, com consultoria técnica de Ivo Mello, ex-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP).

Expedição Safra

Após percorrer mais de 2 mil quilômetros pelos estados do Paraná e São Paulo, a equipe da Expedição Safra chegou ao Show Rural, em Cascavel. Durante o evento, técnicos e jornalistas do projeto irão conferir os novos lançamentos tecnológicos e o trabalho de campo desenvolvido pelas principais empresas do setor.

Acompanhe mais informações da feira no caderno de Agronegócio e na editoria de Economia da edição de amanhã, terça-feira, da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]