• Carregando...

Apesar de as chuvas terem beneficiado o início do plantio na maior parte do Paraná e de estarem chegando no período ideal em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ainda existem muitas dúvidas a respeito da influência do clima no agronegócio nos próximos meses. A configuração de El Niño ainda não está 100% confirmada e as ocorrências de chuva são consideradas irregulares no Sudeste e no Nordeste.

No caso do Sudeste, a falta de água põe em xeque inclusive o escoamento da safra 2014/15, pela baixa na hidrovia Tietê-Paraná. Uma operação tenta restabelecer a navegação de grandes embarcações, em Porto Primavera, no extremo Oeste de São Paulo. Foi autorizada redução na vazão em três hidrelétricas do Rio Paraná. O objetivo é propiciar condições de navegação a partir de janeiro de 2015, com aumento da profundidade de 30 centímetros para 2,7 metros. A meta é fazer com que os níveis dos rios Paraná e Tietê subam e alimentem a hidrovia em trechos críticos do reservatório de Três Irmãos, no Rio Tietê, onde as embarcações encalham por falta de profundidade.

Contenção

1,3 mil metros cúbicos de água por segundo. Esta foi a redução na vazão numa hidrelétrica administrada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) no Oeste do estado de sexta até ontem. A operação deve ser repetida em outubro, sem grande impacto na geração de energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]