• Carregando...

Na medida em que a colheita de soja avança, a exportação ganha ritmo. O Porto de Paranaguá, uma das principais portas de saída da safra nacional, começou a carregar os três primeiros navios com oleaginosa, que vão transportar um total de 187,4 mil toneladas. Até então, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil havia exportado apenas 25,1 mil toneladas.

O primeiro dos três navios, com capacidade para 62 mil toneladas, já terminou o trabalho no litoral paranaense e começou a viagem até a China, maior comprador de soja do mundo. Os outros dois, que também tem como destino o país do oriente, devem ser liberados hoje. De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mais de 8,4 mil caminhões carregados com soja passaram pelo pátio de triagem do porto neste ano, totalizando quase 313 mil toneladas do grão. O produto é parte da safra dos estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. A expectativa da Appa é que o fluxo fique mais intenso nas próximas semanas.

66 milhões de toneladas é o volume de soja que a China deve importar na safra 2013/14, segundo o Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Oleaginosas da China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]