• Carregando...

As chuvas frequentes que vinham atrapalhando a colheita da soja em Mato Grosso deram uma trégua nos últimos dias, o que fez com que os produtores corressem para tentar tirar o atraso. Logo que o sol começa a brilhar, as máquinas iniciam o trabalho intenso e a colheita avança noite adentro, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo, que percorre o estado nesta semana.

Com a melhora do clima, a colheita se aproxima de 5%, ultrapassando o ritmo do ano anterior, quando o estado encerrou o mês de janeiro com menos de 3% da soja fora do campo.

Durante passagem pelo Sudeste mato-grossense, produtores de Primavera do Leste relataram à equipe de técnicos e jornalistas da Expedição que o atraso inicial não chega a preocupar porque a maior parte das lavouras ainda não está em ponto colheita.

Para tentar acelerar o processo na corrida contra o relógio para semear a segunda safra, muitos deles estão aplicando produtos para dessecar as plantações e adiantar os trabalhos nessas áreas. A janela de plantio do algodão, cultura que tem a preferência dos agricultores do Sudeste de Mato Grosso na safrinha, inicia em janeiro e vai até fevereiro.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) estima que cerca de 500 mil hectares precisam ser colhidos a cada semana a partir de agora para possibilitar o término do plantio do algodão e o bom andamento da semeadura do milho safrinha. Se isso ocorrer, a colheita pode ser encerrada dentro de 14 semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]