• Carregando...

"O objetivo da nova política de preços mínimos não é desestimular o produtor gaúcho, mas sim estimular a produção de trigo de melhor qualidade, seja onde for, e reduzir assim a dependência externa", afirma o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Edílson Guimarães. A medida dificilmente irá acabar com a importação no curto/médio prazo, reconhece, mas é um passo importante rumo à autossuficiência.

Atualmente, o Brasil produz aproximadamente 6 milhões de toneladas de trigo e, para suprir um consumo doméstico estimado em 10,9 milhões de toneladas, importa anualmente cerca de 5 milhões de toneladas do grão. A conta considera estoques de passagem de 1,6 milhões de toneladas e exportação de 455 mil toneladas. Mesmo com produção deficitária, o país exporta trigo porque há excesso de oferta do grão brando, produzido principalmente no Rio Grande do Sul.

Plantio PR

Amanhã, ocorre em Cascavel (Oeste), na sede da Coodetec, o lançamento oficial do plantio de trigo no Paraná. O evento, que terá o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, é organizado em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Ocepar e Coodetec. Na safra passada, o estado cultivou 1.152.541 hectares, que renderam três milhões e duzentas mil toneladas. (LG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]