Cocamar importou sistema de armazenamento da América do Norte| Foto: Divulgação/Cocamar

Com uma supersafra de grãos, o Paraná deve colher 18,5 milhões toneladas de milho neste ano, o que está levando produtores e cooperativas a estocarem milho a céu a aberto. A primeira safra rendeu 4,9 milhões de toneladas - 47% que o mesmo período no ano passado. A segunda safra, com colheita em curso, deve atingir 13,7 milhões de toneladas - aumento de 35%.

CARREGANDO :)

Para dar conta de tanto milho, a cooperativa Cocamar implantou nesta safra um sistema de armazenagem temporária, que já está sendo utilizado em Primeiro de Maio, região de Londrina (PR). É uma estrutura pré-montada e modular, com sistema de ventilação em ambiente fechado que varia conforme a necessidade do produto. Ela é protegida por uma cobertura exclusiva de polietileno reforçado para trazer mais segurança na armazenagem.

Com capacidade estática de armazenagem de 1,2 milhão de toneladas de grãos, a Cocamar enxergou na nova solução uma alternativa aos grandes volumes do cereal e também devido à supersafra de soja no Paraná, que está estocada em boa parte da estrutura de armazenamento da cooperativa.

Publicidade
Sistema de armazenamento temporário utilizado nos Estados Unidos, em 2016 

Armazenamento temporário de grãos

A Cocamar chegou a locar armazéns em diversas regiões, incluindo do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), até adquirir a novidade, que está sendo empregada pela primeira vez no Paraná.

Segundo Márcio Kloster, gerente de operações da Cocamar, a tecnologia é importada do Canadá, mais precisamente da companhia Ag Growth International - AGI. Ele explica que o sistema permite armazenamento temporário por seis meses.

Veja também
  • JBS sofre derrota milionária na noite em que Temer é absolvido
  • O que tanto cheira o cão do Ministério da Agricultura?

“Tão logo termine a remoção da soja dos armazéns tradicionais para o novo modelo, as quantidades serão cobertas e ficarão protegidas da ação do tempo”, detalha Kloster.

Publicidade

Segundo a cooperativa, o sistema está tendo acompanhamento diário para monitorar a ventilação.