O pescador artesanal precisa do RGP, por exemplo, para requerer o chamado seguro-defeso| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu 186,106 registros de pescadores profissionais artesanais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (22).

CARREGANDO :)
Veja também
  • Agricultura de precisão no quintal da sua casa
  • Governo reajusta preço mínimo das culturas de verão
  • Tecnologia ajuda no combate ao desperdício promovendo alimentos feios

De acordo com a portaria, as suspensões decorrem do descumprimento de termos de uma instrução normativa (IN) do Ministério de 2014, que determina, entre outros casos, que o pescador terá o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e as respectivas licenças suspensos se não apresentar ao Ministério a documentação exigida, como Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira e cópia do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Publicidade

O pescador artesanal precisa do RGP, por exemplo, para requerer o chamado seguro-defeso, que é o seguro-desemprego concedido a esse profissional durante a paralisação temporária da pesca para preservação das espécies.

A relação nominal das suspensões será divulgada no site do Ministério da Agricultura e afixada nas sedes das Superintendências Federais de Agricultura nas Unidades da Federação, diz a portaria do DOU.