• Carregando...

Com ligeiro atraso em relação à safra passada Mato Grosso entra na reta final do plantio da soja do ciclo 2014/15. Boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na última sexta-feira apontou que a semeadura chegou a 93,1% dos 8,8 milhões de hectares previstos para cultivo. O índice acumula aumento de 9 pontos porcentuais em relação à semana anterior, mas não alivia o atraso em relação a 2013/14, quando 97% da área já estava cultivada.

As regiões Centro-Sul (com 97,5% das lavouras plantadas) e Médio-Norte (com 97,1%) são as mais adiantadas do estado no trabalho de campo, mas ainda elas acompanham o atraso geral em relação a 2013. No mesmo período do ano passado o trabalho já havia sido feito em 99,3% e 100% das áreas, respectivamente.

O ritmo mais lento tem relação com fatores climáticos, já que houve escassez de chuva no início do ciclo, retardando a entrada das plantadeiras no campo. A combinação também resultou em replantio de lavouras em algumas regiões do estado.

Quase no fim

607 mil hectares ainda restam para serem plantados em Mato Grosso, indicam os técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No Paraná, que já plantou 90% da área, as plantadeiras ainda precisam semear 500 mil hectares para encerrar os trabalhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]