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Perto de 80% da carne de boi produzida no Brasil ficam no mercado interno, conforme a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Nem mesmo os preços recordes registrados no final de 2010 tiraram o produto da mesa do brasileiro. Levanta­mento da Consultoria Cogo mostra que cada brasileiro consumiu em média 37,4 quilos de carne bovina no ano passado, 5,1% a mais que em 2009.

Em 2010, os preços avançaram 38,7% no campo e 32,9% ao consumidor, observa o analista Carlos Cogo. O incremento da demanda poderia ter sido maior, afirma Amanda Schunt­zemberger, pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura (LapBov) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela explica que, com o preço da carne bovina em alta, muitos consumidores migraram para suínos ou frango, transferindo parte do aumento de preços para esses produtos. As cotações subiram, respectivamente, 26,6% e 28,8% no pasto e 38,3% e 32,8% no supermercado.

"O processo de substituição ocorre primeiro dentro da mesma cadeia. Quando o preço sobe, o consumidor que antes comprava carnes bovinas mais nobres começa a optar por cortes dianteiros. Só depois é que o consumo migra para o frango e o suíno", detalha Amanda.

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