O agronegócio avançou em 2014 na abertura de novos e importantes mercados consumidores. Países como Rússia, México, Japão, África do Sul, China, Coreia do Sul, Colômbia, Egito e Tailândia começaram ou voltaram a consumir produtos brasileiros, aponta o Ministério da Agricultura.
Apesar da crise que desafia Moscou, na pecuária o destaque é a abertura do mercado russo. Em agosto passado, com o embargo dos Estados Unidos e da Comunidade Europeia por causa da crise na Ucrânia, o país habilitou dezenas de estabelecimentos brasileiros para exportar carne de aves, suínos e bovinos, miúdos de bovinos, além de produtos lácteos. Atualmente, o Brasil possui 162 frigoríficos e indústrias autorizados a vender para a Rússia.
Também em 2014, Santa Catarina começou a exportar carne suína ao Japão e carne de frango para o México. Em ambos os casos, o Brasil estava habilitado desde 2013 para exportar, mas os embarques ganharam volume somente este ano. Após nove anos de negociações, a África do Sul suspendeu o embargo à carne suína brasileira. A Colômbia habilitou passou a aceitar couro bovino e Iraque, bovinos vivos.
Negócio
US$ 32,99 milhões foram arrecadados com exportação de carne de frango de Santa Catarina para o México entre janeiro e novembro deste ano. O estado é uma dos maiores produtores e exportadores do Brasil, ao lado do Paraná.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Frases da Semana: “Pela primeira vez, os brasileiros estão com inveja da Venezuela”
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA