• Carregando...

Em crise por conta do clima e do baixo preço interno do petróleo (sem perspectivas de recuperação no médio prazo), o setor sucroalcooleiro pode perder até nove usinas no ano que vem, segundo um balanço divulgado ontem pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). “Não dá para dizer quem é [que vai quebrar] e nem para afirmar se vai ser mais ou menos que nove [usinas]. Essa é uma avaliação nossa, interna, em função da grande redução da moagem e da dificuldade para a próxima safra”, destacou o diretor técnico da Unica, Antônio de Padua Rodrigues.

A Unica estima que cerca de 80 usinas já fecharam as portas por conta de dificuldades financeiras e outras 67 seguem em recuperação judicial em todo o país. Por conta deste cenário extremamente pessimista, a safra de 2015 deverá ser menor que a deste ano, que deve fechar com recuo de 12,1% em São Paulo, principal estado produtor, e 7,8% em toda a região centro-sul. A área plantada em 2014 é 14,8% menor que a do ano anterior. A queda do preço do petróleo e da gasolina no mercado internacional ameaça tirar competitividade da produção de etanol de cana.

Anidro

12% de aumento na venda por álcool anidro foram registrados em 2014. A demanda estimulou a produção de etanol e inibiu a de açúcar, mas não foi suficiente para tirar o setor sucroalcooleiro da crise.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]