• Carregando...

Quatro municípios paranaenses vão fazer parte de um programa que pretende reduzir a contaminação e o número de mortes por agrotóxicos em todo o Brasil. Capitaneado pela Ihara, empresa de agroquímicos com sede em Sorocaba, no interior de São Paulo, o programa Cultivida terá ações de orientação e prevenção do uso incorreto de agroquímicos voltado ao pequeno produtor rural a partir deste mês.

O programa terá duração de cinco anos. No Paraná, as cidades escolhidas – Cascavel, Guarapuava, Campo Mourão e Campo Tenente –serão visitadas pela equipe de técnicos a partir de 2013. Além da orientação no campo, o programa vai capacitar profissionais de saúde de 200 municípios brasileiros para identificar e tratar corretamente casos de exposição e intoxicação por agroquímicos.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tó­­xico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2000 a 2009 foram registrados cerca de cinco mil casos de contaminação por agrotóxicos agrícolas, além de três mil casos no ambiente doméstico, o que representa a quarta principal causa de intoxicação no país. Porém, quando se trata do número de mortes, os agrotóxicos figuram em primeiro lugar, com 1.412 mortes em decorrência do contato, inalação ou ingestão desses produtos, em média, 157 por ano.

"Mais de 85% dessas mortes foram ocasionadas por suicídio", pondera Angelo Zanaga Trapé, médico toxicologista da Unicamp, que coordena um programa de avaliação e monitoramento de pessoas com exposição a agroquímicos na região de Campinas, há mais de 30 anos. "Mais do que orientar o produtor para a utilização correta do equipamento de proteção individual (EPI) ou sobre os perigos do uso inadequado de agroquímicos, também é preciso que haja responsabilidade por parte de quem vende esses produtos", acrescenta Trapé.

O Nordeste, região com maior incidência de contaminação por agrotóxicos no país, será priorizado pelo Cultivida neste ano. Das 13 cidades visitadas, cinco são nordestinas. O valor que será investido no programa em 2012 foi estimado em R$ 2,8 milhões.

A jornalista viajou a convite da Ihara

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]