Apesar da estimativa de safra recorde, geadas ainda podem prejudicar lavouras do Paraná neste inverno| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) divulgou sua nova estimativa para a safra agrícola 2016/17, que deve ser concluída em 40 milhões de toneladas de grãos. Segundo o relatório mensal, houve recentes perdas devido às geadas do último mês, e à seca recente que atinge todo o estado. Além disso, foi registrada menor área de plantio.

CARREGANDO :)

A expectativa anterior era um pouco maior, em 42 milhões de toneladas. O secretário da Agricultura do Estado, Norberto Ortigara, admite que ainda há riscos pela frente: “Estamos praticamente na metade do inverno, sendo assim, poderão ocorrer novas perdas para os cereais de inverno como aveia, cevada, centeio, trigo e triticale”.

Geadas no Paraná

O trigo foi o produto mais atingido pelas geadas, principalmente no Oeste e Centro do estado (vídeo abaixo). Com isso, a perda da produção paranaense nesta safra foi de 6% nesse cultivo, conforme novo relatório do Deral.

Publicidade

Apesar disso, o secretário da Agricultura considera as perdas em um patamar aceitável e ressalta que as grandes lavouras já escaparam do período mais crítico. “Podemos considerar essa situação como normal no período de inverno”, observou Ortigara.

Veja também
  • Agricultores questionam agroquímicos que furam a fila de registro
  • Litoral paranaense abaixo de zero

Engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho acredita que devem ocorrer novas perdas com o clima. Ele destaca que, pelo menos, mais duas geadas devem ocorrer até o final do inverno, conforme previsões meteorológicas. Segundo Godinho, 56% da área plantada (955.835 hectares) ainda está exposta a risco de geadas.

Confira o vídeo do trigo congelado enviado pelo Sindicato Rural de Cascavel dia 20 de julho:

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade