• Carregando...

No estado que mais que se cultiva algodão, também é uma cooperativa que se destaca na participação da produção. Dos quase 600 mil hectares plantados pelo Mato Grosso na última safra, 100 mil hectares são de áreas de produtores da Unicotton, cooperativa de produção e beneficiamento de pluma com sede em Primavera do Leste.

Na época em que o Paraná era o primeiro no ranking de produção – início dos anos 90 –, a cultura ocupava as primeiras áreas no Centro-Oeste. Hoje, "a atividade, que chegou na região por falta de opção, se consolida como alternativa rentável de diversificação", destaca Hélvio Alberto Fiedler, gerente da Unicotton. A área da cooperativa, com 65 produtores, aumentou 60% em relação à safra anterior. No Mato Grosso existem aproximadamente 500 cotonicultores e a área tem plantio, pulverização e colheita 100% mecanizados.

A reportagem conheceu o trabalho da Unicotton no projeto Rumos da Safra/Gazeta do Povo, um levantamento técnico-jornalístico sobre a produção agrícola do Paraná, que este ano estendeu a sondagem até o Mato Grosso. (GF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]