Patrus Ananias assume MDA no lugar de Miguel Rosseto, que foi para a Secretaria Geral da Presidência.| Foto: Antonio Cruz/abr

Depois de confirmar a saída de Miguel Rossetto do Ministério de Desenvolvimento Agrário -- para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República -- a presidente Dilma Rousseff anunciou quem será o titular do MDA em 2015. Trata-se do mineiro Patrus Ananias, 62, que assume a pasta em janeiro, mediante publicação no Diário Oficial da União.

CARREGANDO :)

Ananias não era cotado para o governo, mas ganhou a pasta após a resistência do MST ao nome do presidente do Incra, Carlos Guedes. Dilma preferiu recuar para evitar uma crise maior com o movimento, que já havia reclamado de Kátia Abreu na Agricultura.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuou nas áreas de Direito do Trabalho e Previdenciário. Foi prefeito da capital mineira de 1993 a 1996. Em 2002, foi eleito deputado federal e permaneceu na Câmara até 2004, quando foi convidado para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde permaneceu até 2010. Nesse período, ajudou a consolidar o Programa Bolsa Família e uma rede de políticas públicas sociais para combater a fome, a miséria e a pobreza no País.

Publicidade
Veja também
  • Dilma confirma Kátia Abreu no Mapa
  • Nomeação de Kátia Abreu para o Mapa muda comando da CNA
  • José Rocher: O fim da calmaria no Ministério da Agricultura