• Carregando...
País vai ampliar áreas de soja e reduzir espaço do milho nesta safra. | Christian Rizzi / Gazeta Do Povo
País vai ampliar áreas de soja e reduzir espaço do milho nesta safra.| Foto: Christian Rizzi / Gazeta Do Povo

Enquanto no Brasil o ritmo de plantio da safra de verão segue intenso e caminha para sua fase final, o trabalho das máquinas na Argentina chegou apenas à metade. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país (Minagri), os produtores do país vizinho semearam 1,1 milhão de hectares de soja até o momento – o equivalente a 54% dos 20,6 milhões de hectares previstos pelo para a cultura na temporada 2013/14. Houve avanço de dez pontos porcentuais em relação à semana anterior, mas o índice ainda está aquém do registrado nesta mesma época do ano passado, quando 57% da área estava plantada.

No caso do milho, 2,7 milhões de hectares foram semeados no país até agora, o correspondente a 48% dos 5,7 milhões de hectares previstos para este ano. Houve um avanço de quatro pontos porcentuais em relação à semana anterior, mas o ritmo é mais fraco do que em 2012/13, quando 62% da área já haviam sido plantados. Neste ano, a área dedicada ao cereal será reduzida em 400 mil hectares. Apenas o arroz tem ritmo mais acelerado, com 93% dos 233 mil hectares dedicados ao grão já plantados.

Grão farto

53,5 milhões de toneladas é a previsão de produção de soja para a Argentina em 2013/14, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O órgão prevê produção de 88 milhões de toneladas no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]