• Carregando...

O produtor rural paranaense que aproveita o incentivo público e assume financiamento de dez anos para comprar um trator recebe um produto aprovado pelo mercado. A avaliação é do maior prêmio de máquinas da América do Sul, o Gerdau Melhores da Terra, que deu troféu de ouro ao TL 75E da New Holland, o mais vendido no Paraná, por força do programa Trator Solidário. Durante a avaliação, os jurados percorreram 47 mil quilômetros e entrevistaram 442 usuários em 276 municípios. O TL 75E é produzido em Curitiba e competia com 48 inscritos na categoria Destaque.

Para comprar a máquina, o produtor assina contrato de R$ 43 a R$ 53 mil. O financiamento é feito com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a juros de 2% a 5% ao ano. Quem financia pode usar milho como moeda no pagamento, com dois anos de carência. Mês que vem, dois anos após o lançamento do Trator Solidário, o governo estadual pretende entregar o trator de número 4 mil, meta traçada para 2010. A New Holland venceu pregão eletrônico e se tornou fornecedora exclusiva do Trator Solidário.

O Melhores da Terra premiou também o vagão tratador VF TM 4.0 RS-15 da Ipacol Maquinas Agrícolas (Veranópolis, RS) e o secador KW ADS 100 Coluna da Kepler Weber (Porto Alegre, RS) com troféus de prata na categoria Destaque, que abrange produtos lançados há mais de um ano. Entre os produtos recém-lançados, a plantadeira Phanter Precision, da Vence Tudo (Ibirubá, RS), levou ouro. Os dois troféus de prata foram para o Turbopulverizador Topspray da Herbicat (Catanduva, SP) e para um outro trator produzido em Curitiba, o Magnum 305 da Case IH. O estudante carioca Hermes Soares, o pesquisador paulista Bruno de Lima Santoro e o agricultor e inventor gaúcho Edmar da Silva Macedo também receberam troféus por sua atuação profissional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]