Atualmente existem no Brasil cerca de 600 criadores de Senepol, contra apenas 90 uma década atrás.| Foto: Divulgação/

Considerada a raça de gado que mais cresce no País, o Senepol é uma combinação entre a maciez da carne do gado europeu com a resistência ao calor dos bovinos do Norte da África. Em outras palavras, é uma opção muito atraente para os criadores brasileiros. A raça está em exposição na ExpoLondrina 2018, com dez animais (sendo um deles um bezerro que nasceu na feira) de dois produtores paranaenses.

CARREGANDO :)

Alaor Souza Taques Filho, pioneiro da raça no Estado, afirma que atualmente existem no Brasil cerca de 600 criadores de Senepol, contra apenas 90 uma década atrás. Trata-se de uma raça taurina adaptada às condições climáticas brasileiras. As duas criações que expõem na ExpoLondrina são de Ventania e Castro, na região dos Campos Gerais.

“Um dos diferenciais dessa raça pode ser observado no estande onde nossos animais estão expostos, que não precisam dos ventiladores que vemos nos outros estandes”, exemplifica. O Senepol tem duas origens principais, o gado Red Pool, europeu, e a N’Dama, do Senegal, país da África Ocidental localizado a oeste do deserto do Saara.

Publicidade
Veja também
  • Pequenos animais, grandes negócios na ExpoLondrina
  • Ele sobreviveu à II Guerra Mundial e revolucionou a agricultura no Brasil
  • Duas feiras agropecuárias geram 18 mil empregos no Paraná

Os animais não possuem chifres, têm pelos muito curtos, de cor vermelha, preta ou marrom. Segundo os criadores, o Senepol combina características de tolerância ao calor e resistência a insetos do N’Dama com a natureza dócil, de boa carne e de alta produção de leite do Red Poll .

Outra característica da raça, informam, é o “caráter mocho”, que é repassado em programas de cruzamento industrial e resulta em vantagens na pesagem e na facilidade de manejo.