• Carregando...

Os produtores de mandioca continuam encontrando bons preços na hora de vender o produto. Com a quebra de produção no Nordeste do país, a demanda pela raíz paranaense se aqueceu e as indústrias melhoraram a remuneração para incentivar os agricultores a acelerarem a colheita. O valor da tonelada passa de R$500 para o produto entregue para processamento. Esta é a décima semana consecutiva de valorização do produto. .

O ciclo de alta é justificado pela queda na produção nacional. Para este ano espera-se colher 21 milhões de toneladas em todo o Brasil, valor 21% inferior ao produzido em 2011. Enquanto isso, o Paraná abocanha maior fatia do abastecimento interno e tende a ampliar suas apostas no campo para a próxima safra.

Analistas acreditam que os preços continuarão oferecendo alta rentabilidade para os produtores pelo menos até fevereiro de 2014.

Os donos de indústrias tentam administrar os custos adquirindo a fécula diretamente de nações como a Tailândia. “A princípio, uma parte desta fécula deverá ser internalizada no mês de dezembro e a partir de janeiro/2014 está previsto um volume maior”, afirmou em relatório o economista Methodio Groxko, da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Salto

R$ 439 foi o valor médio da tonelada de mandioca no mês de outubro, aponta a Seab. O preço é 56% maior do que um ano atrás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]