• Carregando...

Refletindo o cenário de escassez na oferta de trigo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) segue fazendo intervenções para tentar evitar um desequilíbrio no mercado brasileiro. Na próxima quinta-feira (25) a estatal realiza leilão visando zerar os estoques do cereal nos armazéns públicos. Serão negociadas 1,5 mil toneladas do produto que não foram compradas no leilão da semana passada. A venda será desempenhada por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC), na modalidade “cartela”.

Desde março o governo já negociou mais de 480 mil toneladas do grão. A medida não foi suficiente para conter a diferença entre oferta e demanda interna. Neste ano o Brasil deve colher 5,6 milhões de toneladas de trigo, enquanto o consumo estimado é de 10,8 milhões de toneladas. O descompasso foi agravado por restrições a compra de tradicionais fornecedores, como a Argentina.

Em paralelo, outra ação desempenhada pelo governo federal foi à prorrogação no prazo para a importação de trigo sem cobrança da Tarifa Externa Comum, de 10%. A aquisição livre de impostos poderá ser desempenhada até o dia 31 de agosto.

Sobrevalorizado

R$ 42,07 é o valor médio da saca de 60 quilos de trigo no Paraná. A falta de produto no mercado fez as cotações dispararem. Em um ano, preço subiu 56%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]