• Carregando...

A produção de açúcar e etanol de cana deve enfrentar alta de custos nos próximos meses, conforme avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A estimativa é que os custos cresçam 15% para o combustível e 16% para o alimento na safra 2013/14 na região Nordeste. Os especialistas consideram que as demais regiões do país também seguirão essa tendência.

A avaliação, que parte do desembolso necessário às atividades de campo, indica ainda que haverá reajustes nos gastos de outras culturas. Os técnicos levam em conta alta de 18% nos fertilizantes, utilizados em praticamente todas as culturas. Como o Brasil depende de adubo importado, esse acréscimo na comparação com 2012/13, está relacionado à alta do dólar.

Para os herbicidas, estão sendo considerados preços 9% maiores e, para despesas com mão de obra, alta de 7%. Deve haver acréscimo de 6% no preço das mudas de cana, informa a CNA, a partir de estudo realizado com apoio técnico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Essa série de projeções ameaça reduzir a rentabilidade do setor sucroalcooleiro.

Tração externa

18% de alta nos preços dos fertilizantes foram verificados na comparação com 2012/13. Insumo importado faz frente na alta dos custos da agricultura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]