• Carregando...

Do produtor rural ao ministro da Agricultura, o lançamento da Expedição Safra 2008/09, na semana passada, em Curitiba, reuniu representantes de toda a cadeia produtiva. Em linha com os últimos acontecimentos do sistema financeiro mundial, o assunto em pauta foi o reflexo da crise na produção agrícola do Paraná e do Brasil. Com a cotação das commodities em baixa, justamente no momento em que o país avança no plantio do ciclo de verão, a discussão sobre as tendências do mercado de grãos não apenas dominou o evento como também passou a pautar o trabalho de campo dos técnicos e jornalistas que participam da sondagem realizada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Esse, aliás, foi um dos diferenciais do projeto apontado pelas lideranças presentes. O presidente da Federação da Agricultura (Faep), Ágide Meneguette, destacou o fato de a Expedição trazer informações de outros estados e países. Numa referência à viagem da equipe aos Estados Unidos, disse que tão importante como conhecer a agricultura do nosso estado, é preciso saber o que acontece no agronegócio do Brasil e do mundo. João Paulo Koslowski, presidente da Organização das Cooperativas (Ocepar), falou da qualidade da informação gerada, embasada em apoio técnico e traduzida em uma linguagem acessível e de fácil entendimento pelos veículos de comunicação do grupo. Para o dirigente, a parceria da RPC com entidades do setor produtivo contribui para o fortalecimento e valorização do segmento no estado.

O formato inédito de acompanhamento da safra também agrada ao secretário estadual de Agricultura, Valter Bianchini. Em seu pronunciamento ele colocou a secretaria e toda a base de dados do estado à disposição. Em suas projeções de área, produtividade e produção, de soja e milho, a Expedição já considera o histórico do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Seab. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acrescentou que o diferencial de credibilidade do trabalho está na metodologia da consulta, que vai até a fonte de informação. Disse, também, que nos moldes do que faz a Expedição, o ministério também deslocou um grupo de técnicos a campo para conferir de perto o andamento da safra. Na semana passada, profissionais do Mapa desembarcaram no Mato Grosso, Centro-Oeste brasileiro, para levantar informações sobre o novo ciclo.

Entre titulares e representantes de outros órgãos e entidades que prestigiaram o lançamento da Expedição estava Elizabeth Autry, adida do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil.

A semana

Nesta semana, as duas equipes da Expedição percorrem as regiões Sudoeste e Campos Gerais. Estão previstos encontros com grupos de produtores em Ponta Grossa e Pato Branco. As visitas às cooperativas, sindicatos e propriedades rurais ocorrem ainda em Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Tibagi, Palmas, Pato Branco, Francisco Beltrão, São João e Vitorino.

Na semana passada os técnicos e jornalistas estiveram nas regiões do Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná. Balanço parcial da viagem está da edição de hoje do Caminhos do Campo, o segundo de uma série de reportagens especiais sobre a Expedição Safra 2008/09. O projeto de sondagem da produção de grãos liderado pela RPC tem parceria técnica da Ocepar, Faep e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]