• Carregando...

A Expedição Safra Gazeta do Povo validou, na Expo­­Lon­­drina, sua estimativa pa­­ra a colheita de soja e mi­­lho de verão e fez projeção de que a safra nacional de grãos 2011/12 atingirá 160,4 milhões de toneladas. "Os problemas registrados no Sul foram expressivos, mas a expansão do milho faz com que esta seja uma safra razoável", disse Giovani Ferreira, coordenador do projeto. Ele apresentou os números a cerca de 300 produtores e lideranças do agronegócio.

A estimativa de 160,4 milhões de toneladas considera todos os grãos produzidos no país. Somente os dois principais devem render 68,99 milhões (soja) e 36,14 milhões de toneladas (milho) neste ciclo. A produção de milho de inverno tende a somar 26 milhões de toneladas a esse total, que chega a 131,5 milhões de toneladas. Como o cereal e a oleaginosa tendem a representar 82% da safra nacional de grãos, o potencial é para mais de 160 milhões de toneladas, a depender do clima dos próximos meses, apontou Ferreira.

Além do milho, a expansão da soja em Mato Grosso também ajuda a sustentar o volume de produção. A área da oleaginosa foi ampliada de 6,30 milhões para 6,93 milhões de hectares. O que se colheu nos 630 mil hectares extras fez diferença para rebater a quebra registrada no Paraná e, principalmente, no Rio Grande do Sul. Mesmo não tendo alcançado produtividade recorde, o estado do Centro-Oeste colhe 10% mais, ultrapassando 22 milhões de toneladas. Houve forte expansão também na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o MaToPiBa. O volume adicional colhido na nova fronteira corresponde 1,5 milhão de toneladas de soja e milho.

A quebra brasileira na soja é menor em proporção e volume que a verificada na Argentina, onde estão sendo retirados do campo 44,7 milhões de toneladas – 15,7% a menos que o previsto. Em proporção, o país mais afetado da América do Sul é o Paraguai, que colhe 4,6 milhões de toneladas, 38,7% a menos do que no ano passado. A visitou as principais regiões agrícolas dos dois países nas últimas semanas.

Se as previsões para a colheita de milho de inverno no Brasil se cumprirem, o cereal vai sustentar o balanço de 2011/12. A avaliação é compartilhada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Em Londrina para a abertura da feira, ele disse que as perdas na soja foram além do previsto inicialmente, mas boa parte da quebra nos grãos foi compensa­da pelo aumento no plantio do cereal. A importância das estimativas de safra para o planejamento do governo foi destacada pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. "Imagine uma Secretaria de Política Agrícola sem números atualizados", afirmou no encontro em que a Expedição Safra validou suas projeções. Ele disse não ter recebido, até agora, nenhum relatório específico mostrando os efeitos da seca do Nordeste na produção de cacau e frisou como isso dificulta a ação do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]