• Carregando...
Plantio de cana em Mato Grosso do Sul. Setor espera mudanças na política nacional para definir expansão da atividade. | Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo
Plantio de cana em Mato Grosso do Sul. Setor espera mudanças na política nacional para definir expansão da atividade.| Foto: Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo

A safra 2014/15 vai terminar com produção de 567 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul, ante 597 milhões de 2013/14, anunciou nesta manhã em coletiva de imprensa realizada em São Paulo e transmitida pela internet a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Um ano atrás foi registrado crescimento de 12% e agora o recuo deve ser de 5%.

Das 289 usinas concentradas no Centro-Sul, perto de 150 já encerraram as atividades de moagem. A produção não foi maior por causa da seca que afetou o Sudeste. O problema foi fortemente sentido em São Paulo, apontou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. A expansão da produção em Goiás restabeleceu parte do volume de cana para moagem.

Por outro lado, a produção de etanol aumentou e contribuiu para uma oferta maior no mercado interno -- no primeiro ano inteiro com mistura de 25% de álcool combustível na gasolina (a concentração era de 20% até maio de 2013).

A produção de etanol do Centro-Sul deve ser de 25,81 bilhões de litros em 2014/15, ante 24 bilhões de litros da previsão de agosto (época da seca). São quase 2 bilhões a mais que o esperado. Na safra anterior, a região produziu 25,58 bilhões de litros do combustível. A expansão é de apenas 1% de um ano para o outro.

Já a produção de açúcar é estimada em 31,93 milhões de toneladas, ante 31,36 milhões na projeção de agosto. No ano passado, o volume do Centro-Sul foi de 34,30 milhões de toneladas. Em um ano, o recuo foi de 6,9%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]