• Carregando...

Apesar da greve relâmpago dos fiscais sanitários, registrada no início do mês passado, a campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa foi encerrada ontem pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) no prazo previsto. Na avaliação do governo, não houve prejuízo à imunização das 9,3 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos criadas no Paraná. Os pecuaristas tiveram 30 dias para vacinar e apresentar comprovantes nos postos da Seab de suas regiões.

A decisão de encerrar a campanha considerou também, segundo a Seab, que é preciso respeitar prazos para ganhar confiança dos órgãos sanitários nacionais e internacionais que avaliarão a defesa animal paranaense quando consultados sobre a possibilidade de suspender a vacinação. O Paraná estabeleceu a meta de se tornar livre da aftosa sem aplicação de vacina até 2013.

O governo divulgou, no início da campanha de imunização, que o estado deveria vacinar 100% de seu rebanho. O índice atingido deve ser divulgado nas próximas semanas. Antes de encerrar a campanha, porém, houve uma avaliação, que não identificou problemas climáticos ou de fornecimento de vacinas durante novembro.

A próxima campanha de vacinação está confirmada para maio de 2012. O alvo serão animais com até 24 meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]