• Carregando...
 | Sa©rgio Zacchi / Divulgaa§a£o - Monsanto
| Foto: Sa©rgio Zacchi / Divulgaa§a£o - Monsanto
  • Falta de umidade no solo pode comprometer fase final de desenvolvimento de plantações.
  • Profundidade de raízes de plantas de soja pode dificultar busca por água no solo.

Monmouth, Illinois (Estados Unidos) -- O sentimento de incerteza climática preocupa os produtores de soja e milho dos Estados Unidos. Em Illinois, segundo maior produtor norte-americano, enquanto a soja caminha para a reta final de desenvolvimento -- em que a c huva é fundamental para o enchimento dos grãos nas vagens –, o milho está chegando próximo do ponto de colheita, numa fase em que a umidade do solo também é importante.

Depois de escapar dos prejuízos com a seca da última safra, o produtor Doug Elliott, de Monmouth (Oeste de Illinois), diz que não tira os olhos das previsões para as próximas semanas.

Falta de umidade no solo pode comprometer fase final de desenvolvimento de plantações.

“Está muito quente e seco, e a natureza não está ajudando”, pontua. Ele estima uma produtividade de 156 sacas por hectare (150 bushels/acre) para o milho. Em anos normais é possível chegar a 261 sacas/ha (250 bushels/acre).

O cereal ocupa dois terços dos 1,8 mil hectares (4500 acres) cultivados, e a parcela restante é dedicada a soja, que é destinada à produção de sementes.

Troy Coziahr, que gerencia o centro de aprendizado mantido pela multinacional Monsanto na região, conta que não há registro de chuvas nas últimas 5 semanas. O frio excessivo durante os meses de junho, julho e agosto retardou o desenvolvimento das plantas. Ele d

Profundidade de raízes de plantas de soja pode dificultar busca por água no solo.

etalha que como o plantio atrasou devido as chuvas, isso vai se refletir na colheita, o que cria um novo problema. “Não é incomum a ocorrência de geadas entre o final de setembro e o começo de outubro, o que pode deixar as plantas expostas”, aponta.

O jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da Monsanto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]