• Carregando...
Fluxo de cargas ganha ritmo nos portos brasileiros embalado por demanda da China. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Fluxo de cargas ganha ritmo nos portos brasileiros embalado por demanda da China.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

59,6 milhões

de toneladas de soja foram importadas pela China de todos os destinos do mundo desde janeiro deste ano, alta de 13,1% em relação a temporada passada. Em setembro, foram 7,2 milhões de toneladas .

A preocupação inicial dos produtores brasileiros com as vendas e o escoamento da safra de soja recorde 2014/15 - 96,2 milhões de toneladas , segundo a Conab - não está se confirmando. Com a cotação do dólar e o apetite da China, maior importador global de oleaginosa, o agronegócio brasileiro está fechando bons negócios.

No acumulado dos nove primeiros meses, as importações de oleaginosa do Brasil pelos chineses foram de 33 milhões de toneladas, crescimento de aumentaram 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em setembro, o Brasil embarcou 5,1 milhões de toneladas para o país oriental, 52,3% em comparação ao mesmo mês de 2014, segundo dados da alfândega chinesa. Atualmente, o Brasil é o maior exportador da oleaginosa do mundo.

Os embarques da Argentina para a China também avançaram no mês passado, para 1,62 milhão de toneladas, alta de 65,3% ante setembro de 2014. De acordo com o mercado, o cenário positivo está diretamente ligado a desvalorização do real e do peso argentino diante do dólar, fato que gera competitividade dos grãos da América do Sul no mercado internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]