• Carregando...
Doença compromete a formação e o enchimento das vagens | Hugo Harada
Doença compromete a formação e o enchimento das vagens| Foto: Hugo Harada

PR registra 36 casos de ferrugem asiática Apesar de a Helicoverpa armigera ser o principal temor na atual temporada, outras doenças também têm tirado o sono dos produtores de soja. Na safra 2013/14, 226 casos de ferrugem asiática foram detectadas em áreas produtoras da oleaginosa no país, de acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A quantidade representa 46% do total de casos identificados na temporada passada - 490.

Goiás é o estado que mais registrou a doença, com 84 casos, seguido pelo Rio Grande do Sul com 37. O Paraná está em terceiro com 36 casos de ferrugem asiática. No total, a doença já foi identificada em oito estados brasileiros – além dos três que estão no topo do ranking, Mato Grosso (24), Mato Grosso do Sul (23), São Paulo (19), Minas Gerais (2) e Santa Catarina (1).

A explicação para o grande temor por parte dos produtores é porque a doença compromete a formação e o enchimento das vagens, reduzindo o peso final dos grãos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]