• Carregando...

Em duas semanas, o Paraná terá um retrato nítido da safra de soja e milho de verão 2013/14, que deve somar 22,7 milhões de toneladas nessas duas culturas – com expansão de 5% na oleaginosa. As chuvas vem sendo consideradas suficientes para uma safra cheia, mas a meteorologia prevê um corte nas precipitações nos próximos dez dias.

Com uma equipe ainda no Centro-Oeste, a Expedição Safra Gazeta do Povo inicia nesta terça-feira (28) viagem simultânea com o objetivo de monitorar a produção em toda a Região Sul e confere, no campo, os índices de produtividade de cada zona agroclimática. A redução nas chuvas deve ocorrer não só no Paraná, mas também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“As perdas referentes à falta de chuva registrada em dezembro [entre os dias 7 e 27] aconteceram numa área bem pequena no Paraná, equivalente a cerca de 3% das lavouras, e devem se diluir nos resultados gerais. Daqui duas semanas, o estado poderá passar a régua e confirmar o resultado da temporada”, aponta o agrônomo Robson Mafioleti, analista técnico-econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) que participa da Expedição. Ele considera que, nas regiões que plantam mais tarde e ainda precisam de chuva (Sul e Campos Gerais), “muito raramente há estiagens”.

Dois terços das lavouras de soja e milho estão na fase final (enchimento de grãos e maturação) no Paraná, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral) do estado. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa proporção vai chegar a 50% nos próximos dias. Depois da Região Sul, a Expedição segue para o Uruguai, ainda em fevereiro.

Discussões aprofundadas no Show Rural

Técnicos e jornalistas da Expedição Safra vão aprofundar discussões técnicas sobre a temporada 2013/14 com entrevistas a pesquisadores e agricultores durante passagem pelo Show Rural, feira realizada pela Coopavel em Cascavel (Oeste do PR) na próxima semana (entre os dias 3 e 7 de fevereiro). Para contribuir com os debates do evento, o Agronegócio preparou revista especial (foto) que será encartada na Gazeta do Povo de domingo e vai circular gratuitamente na feira. O tema principal é o novo cenário desenhado pela relação entre oferta e demanda. A produção está alcançando o consumo e ganhando vantagem em 2013/14, o que altera a definição de preços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]