• Carregando...

Na última semana, Mato Grosso recuperou parte do atraso no plantio de soja, que chegou a 84% dos mais de 8 milhões de hectares reservados à cultura. A notícia fortalece as previsões de que o país deve ter safra cheia.

Os produtores aceleraram as máquinas, aproveitando a umidade. Recuperaram a maior parte do atraso ante 2013, provocado pela falta de chuvas em outubro, quando a atividade teve de ser inclusive interrompida. Ainda assim, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura ainda está 9 pontos porcentuais atrás da verificada um ano atrás.

Uma semana antes, a defasagem era de 19 pontos porcentuais. As precipitações retornaram a Mato Grosso há três semanas e favoreceram também o desenvolvimento das plantas. O Paraná, que também sofreu efeito da estiagem, reavalia a situação do plantio. Uma semana atrás, a semeadura da soja estava em 75% e a do milho em 96%, índices que tranquilizam o setor.

Semana de plantio10 pontos porcentuais do atraso no plantio de soja ante 2013 foram vencidos por Mato Grosso em uma semana. A semeadura precisa avançar rapidamente para preservar o potencial de produtividade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]