• Carregando...

O Rio Grande do Sul já registra perdas de cerca de 10% na safra de trigo em relação às projeções iniciais, devido à ocorrência de geadas e chuvas, que nesta semana encharcam as lavouras do segundo produtor brasileiro do cereal e podem elevar os prejuízos, disse nesta quinta-feira (25) a Emater, o órgão de assistência técnica do governo estadual.

A safra gaúcha estava estimada pelo governo federal, antes da ocorrência das geadas, em 2,3 milhões de toneladas. Uma produção menor no Rio Grande do Sul deve ter impacto na colheita total brasileira. A indústria já não espera que as atuais estimativas oficiais, de 7 milhões de toneladas para o Brasil, venham a se confirmar.

Os escritórios municipais da Emater estão enfrentando grandes dificuldades em quantificar as perdas em decorrência das geadas, disse a entidade, uma vez que o impacto do frio intenso deste mês varia de lavoura para lavoura, em função da localização e do período de semeadura.

"No conjunto da cultura, os primeiros levantamentos apontam para uma diminuição de até 10% da produção total prevista, contabilizando o total de danos ocasionados pelas geadas e as fortes chuvas na implantação da cultura", disse a Emater.

Segundo o órgão do governo do Estado, as lavouras que se encontravam em estágio de floração e aquelas localizadas nas partes mais baixas (depressões) foram as mais prejudicadas.

"Porém o que mais preocupa no momento é o que está por vir. A perspectiva de uma primavera chuvosa, coincidindo com as fases de formação de grão e de maturação, poderá ter um impacto ainda maior que o causado pelas recentes geadas", disse a Emater.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]