• Carregando...
Distribuição de mudas de pinheiro no câmpus de agronomia. Pesquisas e atividades do curso mudam o uso da terra no Paraná. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Distribuição de mudas de pinheiro no câmpus de agronomia. Pesquisas e atividades do curso mudam o uso da terra no Paraná.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Ciclo de palestras e solenidade estão programados para segunda-feira (23) no Setor de Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que comemora nada menos que um século da graduação de Agronomia. O curso já formou 4.392 engenheiros agrônomos, sem contar os pós-graduados que se aperfeiçoaram na mesma estrutura.

“Fomos por mais de 50 anos o único curso de agronomia no Paraná e nossos egressos têm atuações muito importantes para o desenvolvimento da agricultura paranaense e brasileira”, afirma o coordenador do curso, João Carlos Bespalhok Filho.

“O curso de Agronomia da UFPR, ao formar profissionais altamente capacitados para agropecuária, foi um dos responsáveis pelo processo histórico de desenvolvimento econômico do Paraná”, afirma o professor de graduação e pós-graduação do Setor de Agrárias João Batista Padilha.

O evento oficial de comemoração será uma sessão solene do Conselho Universitário, às 18h30, com alunos e ex-alunos. Professores e autoridades estarão acompanhando o reitor Zaki Akel Sobrinho. Entre os ex-alunos com presença confirmada, o senador Blairo Maggi.

Antes da sessão, haverá cinco palestras, durante a tarde, a partir das 14h30. O ciclo explora o tema “Papel da Agronomia: Passado, Presente e Futuro”.

Na primeira hora, farão explanações o professor Bespalhok, atual coordenador do curso, a aluna Catherine Machulek, presidente da Semear Consultoria Jr. Eles vão abordar “A importância do curso de Agronomia da UFPR no contexto nacional” e “O jovem e seu papel na agronomia e na agricultura brasileira”.

A partir das 15h30, o agrônomo Joaquim Carlos Thomas, do Instituto Emater, fará palestra sobre “Agricultura do Paraná – Visão de futuro: desafios e oportunidades”. Na sequência, o professor Jeferson Dieckow, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, aborda o tema “Solos, recurso não renovável: papel técnico e político dos engenheiros agrônomos.

O encerramento terá participação do diretor presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto. A partir das 16h30, ele fará uma ligação entre o papel do curso de agronomia e o do Iapar na história da pesquisa agropecuária do Paraná.

História

Criado em 1915, o curso de agronomia da UFPR formou sua primeira turma em 1918. Na segunda-feira (23), completa um século do primeiro dia de aula. Entre os 4.392 formados, estão lideranças e pesquisadores de renome.

“Em 2014 o curso ficou entre os 10 melhores cursos de agronomia no ranking RUF da Folha de São Paulo, tendo agora, em 2015, obtido cinco estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril”, destaca nota emitida pela UFPR. Credenciado no Mercosul, tem nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Um novo currículo está sendo implantado neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]