Brasil e Japão terão uma série de compromissos conjuntos entre 29 de fevereiro e 1º de março. Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, além de uma reunião bilateral para debater temas sanitários e fitossanitários, os dois países vão assinar um memorando de cooperação para agricultura e alimentação com base em estudos e projetos para viabilizar investimentos japoneses na região do Matopiba - área formada por municípios de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No dia 1º de março, os japoneses vão fazer uma visita técnica a empreendimentos do agronegócio e conhecer as potencialidades da região.
A assinatura do memorando ocorrerá em Palmas (TO), em 29 de fevereiro, e contará com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu e do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima. A assinatura é parte dos eventos programados para ocorrer no Seminário Brasil - Japão, que tem objetivo de apresentar para executivos de empresas japonesas com atuação no Brasil e em fundos de investimento japoneses as oportunidades oferecidas pelo agronegócio brasileiro. O foco do evento será a região do Matopiba.
O seminário ainda lançará a Frente Municipalista dos Prefeitos da região do Matopiba e contará com a presença dos governadores do Maranhão, Flávio Dino, de Tocantins, Marcelo Miranda, do Piauí, Wellinton Dias, e da Bahia, Rui Costa. Também participam os presidentes da Embrapa, Maurício Lopes, e da Conab, Lineu Olímpio de Souza, além dos representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast