• Carregando...
Irrigação de madrugada e pela manhã lava as folhas e evita formação de gelo | Roberto Custa³dio/ Jornal De Londrina
Irrigação de madrugada e pela manhã lava as folhas e evita formação de gelo| Foto: Roberto Custa³dio/ Jornal De Londrina

Boa parte dos agricultores paranaenses conseguiu amenizar o impacto do frio intenso com equipamentos pouco conhecidos. Em Medianeira, uma máquina antigeada foi usada no campo.  Os sócios de uma horta de 12 hectares investiram R$ 9,5 mil na compra do equipamento, que é movido a água e óleo mineral e produz uma fumaça densa que fica por horas sobre a plantação. “Perdemos somente parte do manjericão e espinafre que queimam com o vento forte. O resto estava tudo certinho”, disse Mauro Redíbolo, um dos sócios da propriedade, após a ocorrência da primeira e mais forte geada, na quinta-feira passada. Em outros anos, sem a ajuda da máquina, os prejuízos chegaram a 70%.

A irrigação durante as madrugadas frias também auxiliou muitos pequenos agricultores a manter suas hortaliças vivas. “O que consegui molhar foi salvo, mas perdi pelo menos 70% da produção”, lamentou Eliel dos Santos, de Londrina.

O TNT (tecido de fibras aglomeradas) e as lonas plásticas também foram observadas em plantações de Norte a Sul do Paraná. No caso das hortaliças, as coberturas foram fundamentais salvar os produtos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]