Mais de 90% das lavouras de trigo e perto de 10% das de milho ainda estão em campo no Paraná e devem voltar a receber chuvas a partir deste fim de semana. A colheita de inverno sofre uma virada no clima que pode prejudicar a qualidade principalmente do cereal do pão, num momento em que as perdas pareciam ter sido contidas.

CARREGANDO :)

As chuvas que entra neste sábado no Rio Grande do Sul devem atingir Santa Catarina e Paraná a partir de domingo, conforme a Somar Meteorologia. Se houver umidade contínua a ponto de afetar a qualidade do trigo, a tendência é de os preços subirem, uma vez que a safra argentina também foi afetada por excesso de umidade, com perda estimada inicialmente em mais de 700 mil toneladas.

Em São Paulo, a umidade interrompe a colheita da cana, que recuperou atraso sob o sol das últimas semanas. O serviço Agriculture Weather Dashboard, da Thomson Reuters, indica sete dias consecutivos de chuvas a partir de segunda-feira em terras paulistas. Por outro lado, a florada do café de Minas Gerais pode ser beneficiada pelas precipitações.

Publicidade

7 diasde chuva contínua podem ser enfrentados por lavouras de cana de São Paulo a partir de segunda-feira. No Paraná, a umidade chega no domingo, enquanto o Rio Grande do Sul registra precipitações já a partir deste sábado.