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A demanda por alimentos da Índia é um convite à expansão da produção de grãos no Brasil, mostra a Expedição Safra Gazeta do Povo, que segue em viagem pelo país asiático até o próximo sábado. Técnicos e jornalistas apontam um quadro de oportunidades para o campo e a indústria em negócios que ganham volume e ensaiam um salto significativo para os próximos anos.

A edição de hoje do caderno Agronegócio mostra ainda que, internamente, o Brasil está longe de resolver seus problemas de abastecimento e de logística. A crise do trigo não é apenas um caso de escassez. O recuo na produção nos últimos anos ocorreu justamente porque o produtor rural não acredita que será remunerado ao investir na triticultura, muito em função de limitações logísticas.

A excelência brasileira na produção faz do país um fornecedor de alimentos em potencial. Mas boa parte dessa qualificação se perde devido a questões que vão além da distância entre as lavouras e os portos. O trajeto percorrido por caminhões – ao invés de trens – é ampliado pelos problemas nos portos e pelo tempo de espera entre o contrato de exportação e o embarque.

No caso do trigo, esse problema é enfrentado para transportar a produção da Região Sul para o Norte, o que encarece o produto nacional. A dependência de cereal importado se perpetua por problemas logísticos, agravados pelo custo da cabotagem (porto a porto).

Nem por isso deve-se perder de vista as chances de avanço no agronegócio. A vocação para a agricultura, a originação de matéria-prima e a exportação de produtos industrializados é inegável, um quadro de contínua especialização do setor. A promessa de ampliação da infraestrutura – com mais asfalto, ferrovia e terminais portuários – deve ser cumprida, mais cedo ou mais tarde. E o futuro será de quem acreditar em projetos viáveis.

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