• Carregando...

Santa Rosa, município de 70 mil habitantes instalado por imigrantes alemães e russos no Noroeste do Rio Grande do Sul na década de 1930, tem cidades e vilas irmãs em lugares cada vez mais distantes. No Paraguai, no Paraná e até no Piauí acrescenta-se “Nova” para dar nome a aglomerados criados por colonos gaúchos errantes na onda de expansão da soja.

Os grupos de agricultores que deixaram o Rio Grande levaram para regiões distantes – a até 3 mil quilômetros da antiga morada – algo que se somou aos fatores econômicos responsáveis pela expansão da agricultura brasileira. O gosto pelo chimarrão, pelo churrasco e pela música tradicionalista é o mesmo que se observa em relação à lavoura.

No Nordeste, todo produtor que demonstra essa vocação incansável para o plantio de soja acaba logo sendo chamado de gaúcho. Pode ser paranaense, mato-grossense ou paulista. Juntos, esses agricultores levam o país às marcas de 29 milhões de hectares e 90 milhões de toneladas da oleaginosa. Volume considerado a maior safra do mundo, que amplia o potencial da safra brasileira de grãos de 185 milhões para 200 milhões de toneladas em um ano.

A edição de hoje do caderno Agronegócio mostra um pouco dessa história, construída a partir do Rio Grande do Sul e do potencial agrícola brasileiro. A Expedição Safra relata ainda como está o plantio no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na semana passada, foi a vez de Mato Grosso. Até dezembro, será monitorado o plantio também nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

Em todos os estados, sem exceção, a sojicultura segue em expansão. Os preços atuais são mais competitivos que os do milho, mas o incremento de área ocorre também sobre pastagens degradadas e campos do Cerrado. Um movimento diretamente ligado ao perfil que o país vem assumindo como fornecedor internacional de alimentos.

A história da soja que se conhece hoje, iniciada cem anos atrás, está sendo construída agora. Um ciclo de expansão do agronegócio que não tem um limite e que continuará impondo desafios ao Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]