• Carregando...
Pela primeira vez cepa H5N1 da gripe aviária é diagnosticada em bovinos
Pela primeira vez cepa H5N1 da gripe aviária é diagnosticada em bovinos| Foto: Antônio More / Arquivo Gazeta do Povo

Apenas uma semana após ter infectado uma criação de cabras no Minnesota, a cepa agressiva do vírus H5N1 da gripe aviária chegou pela primeira vez também ao rebanho bovino dos Estados Unidos.

O Departamento de Agricultura (USDA), a vigilância sanitária (FDA) e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmaram que vacas leiteiras, a maioria de idade mais elevada, foram diagnosticadas com o vírus em três fazendas do Texas e uma no Arkansas. Outro foco é investigado no Novo México. A transmissão teria ocorrido aparentemente pelo contato com aves migratórias, e há relatos de vários pássaros mortos em algumas granjas leiteiras.

Diferente da infecção em aves, que exige o sacrifício dos plantéis para exterminar o vírus – desde 2022 os EUA já exterminaram 80 milhões de cabeças de frango – a gripe aviária no gado bovino desaparece entre sete e dez dias após os primeiros sintomas, que incluem cansaço, perda de apetite e acentuada diminuição da produção de leite.

USDA diz que não há risco para os consumidores

Em nota, o Departamento de Agricultura assegurou que, nesse momento, a chegada da gripe aviária aos ruminantes não afeta a biosseguridade dos produtos lácteos nem oferece risco à saúde dos consumidores.

“Os laticínios são obrigados a enviar apenas leite de animais saudáveis ​​para processamento para consumo humano; o leite dos animais infectados está sendo desviado ou destruído, de forma a não entrar no sistema de abastecimento. Além disso, a pasteurização tem comprovado continuamente a inativação de bactérias e vírus, como a gripe, no leite. A pasteurização é necessária para qualquer leite que entre no comércio interestadual”, disse o USDA.

Em nota conjunta, associações que representam pecuaristas e a indústria láctea americana reafirmaram que os cuidados sanitários asseguram a qualidade do leite que chega aos consumidores. “Os animais afetados são separados do rebanho, como é a prática comum em qualquer situação de suspeita de doença, e esse leite não entra na cadeia de fornecimento. Os consumidores americanos e de todo o mundo podem confiar na segurança e na qualidade da indústria láctea dos EUA”, afirmaram.

Brasil nunca registrou casos de gripe aviária H5N1 em granjas comerciais, apenas em aves silvestres e de subsistência
Brasil nunca registrou casos de gripe aviária H5N1 em granjas comerciais, apenas em aves silvestres e de subsistência| Gilson Abreu / AEN

Americanos temem que países suspendam importações

Adiantando-se a eventuais preocupações dos consumidores, a Associação Nacional dos Criadores de Gado de Corte (NCBA) emitiu um comunicado informando que a doença não afeta o setor de carnes, mas que, mesmo assim, as medidas de vigilância sanitária foram reforçadas nas fazendas e ranchos.

Julie Anna Potts, CEO do Instituto da Carne, que representa a indústria, pediu às autoridades de Washington que atuem para evitar qualquer interrupção no comércio internacional. E lembrou que a gripe aviária “não é transmitida aos seres humanos por meio da ingestão de carne vermelha ou de frango”.

Os Estados Unidos são o terceiro maior produtor mundial de leite, com 103 milhões de toneladas anuais, praticamente quatro vezes a produção brasileira, de 25 milhões de toneladas (USDA).

Brasil não tem registro de H5N1 em plantéis comerciais

Os primeiros casos de gripe aviária H5N1 no Brasil foram registrados em maio do ano passado. Desde então, já houve 158 focos, a maioria em aves silvestres e alguns em criações de subsistência. Não há até hoje registro da doença em aves de produção comercial no Brasil. O país é o maior exportador mundial de carne de frango, com recorde de 5,13 milhões de toneladas embarcadas em 2023.

Dados atualizados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, desde 2003, foram registrados 887 casos de infecção em humanos por H5N1 em todo o mundo, com 462 mortes, em 23 países. Apesar do alto índice de letalidade, de 52%, o contágio de seres humanos não é comum e costuma estar associado ao contato com aves doentes ou mortas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]