• Carregando...
Equipe percorre lavoura de Mato Grosso, que confirma safra cheia e aguarda resultados de áreas mais tardias para determinar médias | Hugo Harada/gazeta Do Povo
Equipe percorre lavoura de Mato Grosso, que confirma safra cheia e aguarda resultados de áreas mais tardias para determinar médias| Foto: Hugo Harada/gazeta Do Povo

Uma safra de grãos com potencial para 200 milhões de toneladas começou a se desenhar em 2013 e está se confirmando com o avanço da colheita, num movimento de expansão que desafia o próprio mercado. Esse é o retrato da temporada 2013/14 registrado quadro a quadro pela Expedição Safra Gazeta do Povo, que monitora 14 estados produtores de soja e milho.

O número emblemático surge do cruzamento das informações colhidas junto aos produtores de cada região, agrônomos e técnicos de cooperativas, consultorias, sindicatos e órgãos públicos, além de analistas de mercado e lideranças do agronegócio. Refere-se aos 15 grãos mais produzidos no país e se embasa na perspectiva de que a soja está atingindo 91 milhões e o milho de verão, 34,84 milhões de toneladas. São 126 milhões (t) em duas culturas, volume que representa 63% da projeção de 200 milhões (t), mesma proporção ante os 187 milhões (t) confirmados em 2012/13.

“O agronegócio tende a continuar investindo. O plano é de longo prazo e considera o crescimento do consumo principalmente da China, mesmo que seja numa proporção menor que a dos últimos anos”, aponta o agrônomo Robson Mafioleti, analista técnico-econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) que participa da Expedição. As projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são de que, daqui dez anos, a colheita anual de milho será 17% maior (de pelo menos 93,6 milhões de t) e a de soja, 9% superior (99,3 milhões de t).

“A motivação vem do mercado, embora haja preocupação com a longevidade desse ciclo de crescimento na demanda”, aponta o coordenador da Expedição, Giovani Ferreira. Desde a safra 2006/07, a Expedição Safra Gazeta do Povo vem registrando crescimento contínuo na área plantada. Só neste verão, soja e milho ganharam, juntos, 1,2 milhão de hectares.

Nas últimas semanas, as equipes de técnicos e jornalistas verificaram que Mato Grosso e Paraná, responsáveis por 45% da produção de soja e 15% do milho de verão, alcançam safra cheia, apesar de quebras pontuais atribuídas à falta de chuvas em dezembro. Contornada a ameaça de ataques da lagarta Helicoverpa armigera, o clima segue como a principal variável.

Sondagem ampliada

Depois do Brasil, a Expedição vai percorrer Argentina, Paraguai e, pela primeira vez, o Uruguai. O quarto país da América do Sul incluído na projeto amplia a abrangência da sondagem e as discussões sobre o mercado. A viagem especial desta edição será para três países da África

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]