• Carregando...
Primeiras cooperativas surgiram na Europa para baratear consumo. |
Primeiras cooperativas surgiram na Europa para baratear consumo.| Foto:

O cooperativismo chegou ao Brasil na bagagem cultural dos imigrantes que atravessaram o Atlântico há mais de um século. Mas, ao contrário do que ocorre atualmente, não era estimulado pelo poder público. Não havia privilégios nem aqui nem na Europa. As cooperativas surgiram justamente para corrigir desvantagens de produtores ou trabalhadores isolados, que se organizavam para sobreviver, reduzir gastos ou pagar menos juros.

No campo das ideias, o cooperativismo surgiu como alternativa ao sistema de produção capitalista, três séculos atrás. Prometia eliminar a relação patrão-empregado e cortar intermediários, permitindo que a base de uma cadeia produtiva assumisse o controle dos meios de produção. Embora tenha se mostrado utópica, essa concepção abriu caminho para formação de cooperativas de produção e de consumo na Inglaterra e de crédito na Alemanha, há pouco mais de 150 anos. Até hoje esses são os três tipos básicos de cooperativas em todo o mundo.

As cooperativas de produção – as mais conhecidas no Brasil – fizeram história no agronegócio por aqui. Apontada como a mais antiga desse grupo, a Cotribá (de Ibirubá, no Noroeste do Rio Grande do Sul), foi criada em 1911 com nome alemão: Genossenschaft General Osório.

Atravessou as principais transformações do campo, redirecionando seu foco do trigo para a soja, dos grãos para o leite e, mais recentemente, para a diversificação, incluindo a agroindústria. Uma história que reflete o percurso das hoje 1.597 cooperativas agrícolas do país.

As cooperativas de crédito, no entanto, são ainda mais antigas. Em 1902, também no Rio Grande do Sul, o padre suíço Theodor Amstadt promoveu a primeira experiência de crédito cooperativo. Hoje essa cooperativa – localizada em Nova Petrópolis, a 90 quilômetros de Porto Alegre, apontada como a primeira da América Latina no segmento – faz parte do Sicredi.

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foi na zona urbana que o cooperativismo surgiu no país. Em 1889, Minas Gerais criou em Ouro Preto uma cooperativa de consumo. A Sociedade Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto barateava compras domésticas. E acabou servindo de exemplo para outras experiências em Pernambuco,Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]