• Carregando...
Produção de etanol a base de milho e cana de açúcar no Mato Grosso: desafio é aproveitar recursos como a biomassa. | Hugo Harada / Gazeta Do Povo
Produção de etanol a base de milho e cana de açúcar no Mato Grosso: desafio é aproveitar recursos como a biomassa.| Foto: Hugo Harada / Gazeta Do Povo

Além do crescente consumo de alimentos – determinado pelo aumento da população mundial de 7 bilhões para 9 bilhões de habitantes até 2050 e pelo crescimento da renda –, a expansão do uso de bioenergia desafia o agronegócio. O assunto foi detalhado por Miguel Almada, analista do Ministério da Agricultura da Argentina, durante o 1º Fórum de Agricultura da América do Sul. A participação na matriz energética global tende a passar de 1% para 4% até 2030, o suficiente para alavancar as atividades de regiões que produzem etanol e biodiesel, segundo os dados apresentados pelo especialista. A demanda por energia vem aumentando principalmente nos países em desenvolvimento. O consumo dessas nações, que representava um quarto do índice mundial na década de 1970, deve chegar a 50% daqui a 17 anos, projetou Almada, citando dados da Agência Internacional de Energia. Em sua avaliação, “65% do crescimento no consumo de energia ocorrem nesses países, onde o crescimento econômico e populacional é maior”.

Brasil e Argentina registram forte crescimento no próprio consumo interno de biodiesel, citou. O mercado brasileiro deve passar de 2,8 milhões para 4 milhões de metros cúbicos em dez anos, apontou. A Argentina está consumindo perto da metade da produção, acrescentou, o que tem feito a exportação, direcionada à Europa, voltar a patamares de 2009 (1,1 milhão de toneladas). A matéria-prima utilizada é a soja, disputada também para a produção de carnes.

O uso cada vez maior de produtos da agricultura para produção de energia – que ocorre também nas destinarias de etanol – estimula não só a produção se soja, milho e cana. Na análise de Almada, será necessário também diversificar as matérias-primas e ampliar setores como o de biomassa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]