• Carregando...
Meta do setor é se aproximar dos índices de vendas verificados no plantio da safra 2013/14 | Antonio More /gazeta Do Povo
Meta do setor é se aproximar dos índices de vendas verificados no plantio da safra 2013/14| Foto: Antonio More /gazeta Do Povo

A conjuntura do agronegócio brasileiro fez com que as previsões mais otimistas em relação à comercialização de máquinas agrícolas se concretizassem em 2013. Diante da rentabilidade das commodities, principalmente da soja, e do crédito farto com juros baixos à disposição no mercado, os produtores foram às compras, colocando o ano passado na história do setor. Mais de 83 mil unidades deixaram as concessionárias para ganhar o campo, de acordo com relatório da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Agora, na primeira feira agropecuária do ano – o Show Rural Coopavel –, a indústria testa a capacidade de compra dos agricultores em 2014, com lançamentos e modelos que se mantêm na linha de frente em novas tecnologias.

As previsões são de queda na comercialização anual, mas sobre um índice elevado. O ano de 2013 ultrapassou o recorde de 1976, quando 80,2 mil unidades foram vendidas em plena fase de mecanização da agricultura. O segmento de tratores de roda foi o principal responsável pelo recorde, com 65,1 mil unidades, seguido por colheitadeiras, com 8,5 mil unidades. As estatísticas ainda contam com tratores de esteiras (942 unidades), cultivadores motorizados (1,6 mil) e retroescavadeira (6,8 mi).

“Acredito que 2014 será um ano muito bom, próximo de 2013. Talvez o segundo melhor ano da história”, diz, otimista, Nilson Righi, gerente de produto da New Holland. “O Show Rural é um termômetro do ano. A partir do resultado [das vendas] é possível imaginar como será até dezembro”, acrescenta. A companhia considera tendência de queda de 5% nas vendas anuais do setor.

O otimismo prevalece entre as principais indústrias de máquinas agrícolas. O crédito a juros baixos (3,5% ao ano) deve segurar as vendas num patamar elevado, considera a John Deere. Apesar das avaliações positivas, a AGCO (das marcas Challenger, Fendt, Massey Ferguson, Valtra e GSI) também assume possibilidade de recuo de 5% na comercialização.

Na linha de frente

Conheça máquinas agrícolas apresentadas como destaques no Show Rural Coopavel e que têm a missão de segurar as vendas.

• Trator de precisão

• Família maior

• Autonomia no plantio

 

• Nova geração

• Pulverizador de alto rendimento

O produto tem o maior vão livre da categoria (1,80 metro), molas pneumáticas que absorvem mais impactos e painel de controle multifuncional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]