A disputa no comércio bilateral de aves começou em 2010, quando Pequim impôs taxas alfandegárias| Foto: Lineu Filho/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Os Estados Unidos afirmaram na segunda-feira (9) que voltaram a denunciar na Organização Mundial de Comércio (OMC) as barreiras impostas pela China às suas exportações de frango para o país.

CARREGANDO :)

“A ação anunciada hoje pede que a China preste contas das injustas tarifas impostas às exportações americanas de frango”, disse o representante de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Michael Froman.

Veja também
  • Paraná suspende agrotóxicos com baixa eficiência para barrar ferrugem asiática
  • Safra deve ser maior para 13 dos 26 principais produtos avaliados, diz IBGE
  • Bayer e Cargill tem centenas de vagas de estágio abertas; há oportunidades no PR
Publicidade

Essa ação foi apresentada em meio às críticas do candidato presidencial republicano Donald Trump a Pequim e a ameaças de, em caso de vitória, impor barreiras alfandegárias à entrada de produtos chineses nos Estados Unidos.

A disputa no comércio bilateral de aves começou em 2010, quando Pequim impôs taxas alfandegárias, alegando que os frangos americanos eram subsidiados e que eram vendidos abaixo do preço de custo no mercado chinês.

Washington recorreu em 2010 à OMC para denunciar a China por essa barreira comercial e ganhou a causa dois anos depois.

Apesar dessa vitória, segundo Froman, as barreiras persistem e o governo chinês continua aplicando “elevadas taxas” às exportações de frangos dos americanos para a China.