Cada gota de água do São Francisco usada na irrigação ajuda a transformar a vida os agricultores familiares do Sertão nordestino.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O tempo é de seca na caatinga. A Expedição Agricultura Familiar registrou como o Rio São Francisco leva vida à região. Imagens antecipam reportagem detalhada que será publicada na próxima semana. Expedicionários percorreram região da nascente, em Minas, e foram ver como funcionam os maiores projetos de irrigação, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

CARREGANDO :)
Num ano mais seco que o normal, a região do semiárido está em apuros, mas estaria muito pior se não fosse a contribuição do Rio São Francisco, que nasce em Minas e corta o semiárido brasileiro.
Como as chuvas são inexpressivas desde fevereiro, a paisagem seca tem suas características destacadas, produzindo imagens impressionantes.
Roseli e Cristiano Silva produzem uva em Petrolina graças a um projeto de irrigação colocado em prática 48 anos atrás. Foi a primeira iniciativa do gênero, que teve de ser reformulada para dar resultados.
Valdenor Silva e Terezinha de Souza completam 45 anos de união fortalecida pelas dificuldades enfrentadas no Sertão. Eles saíram de São Paulo e conseguiram estruturar produção de frutas juntos em Pernambuco. Agora, com renda familiar recuperada, a sensação é de alívio.
Boa parte das mangas que chegam aos principais centros de consumo do Brasil sai de região extremamente seca, graças a irrigação com água do Rio São Francisco.
Irrigação ainda pode ser aperfeiçoada para que consumo de água seja menor, conforme a Embrapa Semiárido.
Roseli Silva a uma semana da colheita de uva. Parreiras permitiram que família recuperasse renda perdida durante década de dificuldades.
Um cacho de uva da variedade Itália Melhorada normalmente rende 600 gramas, mas chega a 1 quilo nas melhores safras.
Girassol é um alternativa em estudo na região do semiárido. O que falta de água sobra de energia solar.
Projetos de irrigação foram implantados nos dois lados do Rio São Francisco. Trabalhadores que fazem colheita e raleamento, por exemplo, atravessam as águas do Velho Chico diariamente para ir de casa ao serviço.
A maior feira da agricultura familiar do Nordeste, a Feira Semiárido Show, ocorreu na última semana. Produtores ainda sentem falta de exposição mais centrada nas culturas irrigadas, com apresentação de máquinas e novas tecnologias.
Casa de máquinas de unidade de captação de água do São Francisco. Cada projeto tem seu ponto de retirada. Canais levam água até as propriedades rurais, dedicadas principalmente à fruticultura.
As águas do São Francisco são tradicionalmente calmas. E, com a seca, ficam praticamente paradas sempre que não há vento, mesmo nos pontos de captação.
O São Francisco continua sendo canal de transporte d e pequenas cargas. Hidrovia foi intensamente usada na colonização do Brasil, principalmente no trecho entre a Bahia e Minas Gerais.
No fim de um dia de trabalho, mulheres de Petrolina (PE) chegam na margem norte do São Francisco voltando para casa.
O trabalho na fruticultura envolve homens e mulheres na região da caatinga. Na foto, trabalhadora que estava retornando para casa depois de um dia de serviço em parreiras de uva.
Água é bombeada do São Francisco para canais que permitem a irrigação dos pomares.
Expedição Agricultura Familiar percorre região da represa de Sobradinho, onde reservatório está a menos de 6% de sua capacidade.
Período seco deve continuar até dezembro. E reserva só será restabelecida quando chover também em Minas Gerais, onde nasce o São Francisco.
CARREGANDO :)