• Carregando...

De volta à estrada com passagem pela ExpoLondrina na quinta-feira, a Expedição Safra vai também monitorar a colheita de soja e milho no Paraguai e na Argentina nos próximos dias. A passagem pela feira de Londrina será durante o Fórum Brasil Agro 2012-2022, debate que o Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo realiza dia 4, às 9 horas, no auditório Milton Alcover. A discussão vai abordar, com participação de especialistas dos setores público e privado, o descompasso entre a produção e a logística, tema que pautou o trabalho da Expedição nas viagens por 14 estados brasileiros e que agora será levado aos países vizinhos.

No Paraguai, técnicos e jornalistas vão percorrer lavouras, visitar cooperativas e conhecer as iniciativas que apostam no potencial do Chaco para a produção de grãos. O país é o quarto maior exportador de soja do mundo, apesar de não ter acesso ao mar. Regiões sempre consideradas secas ou impróprias para a soja estariam ampliando a capacidade produtiva paraguaia.

Estragos

Na Argentina, a Expe­dição Safra vai buscar dados do setor produtivo para medir o impacto de inundações e estiagens nas lavouras. As estatísticas estão oscilando desde o plantio a cada problema climático e as pesquisas locais, públicas e privadas, dão diferentes dimensões para a quebra de safra. A Argentina, terceiro maior exportador de soja (atrás de Estados Unidos e Brasil), tenta se superar num ano de preços elevados e de abertura de espaço no mercado internacional. Os argentinos sustentam liderança na exportação de óleo de soja, embarcando 3,95 milhões de toneladas (2012/13), enquanto Brasil vende 1,67 e EUA 1,04 (MT).

A Expedição Safra vai fechar as incursões sul-americanas da temporada 2012/13 nas próximas semanas para, depois, seguir viagem à Índia, mercado que se compara ao chinês mas ainda é pouco acessado pelos principais produtores de soja e milho do mundo. A Índia será o décimo país visitado pelo projeto, realizado pela Gazeta do Povo desde a safra 2006/07.

ServiçoPara participar do Fórum Brasil Agro 2012-2022, mande e-mail para rsvp@gazetadopovo.com.br. Para acompanhar a Expedição, visite www.agrogp.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]